Buscar

Adultos maduros e idosos em tempos de SARS COVID 19 no Brasil: surgimento daPlataforma Atividades

Atualizado: 27 de mai. de 2021

Gisele Varani | Jéssica Finger | Rita de Cássia Silva Longarai

Profissionais gerontologistas do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil



O Brasil é um País em processo de envelhecimento e, conforme dados do IBGE, em 2030 terá a

quinta população mais idosa do mundo correspondendo a 20% de pessoas com 60 anos ou mais. Esse progressivo aumento da faixa etária e consequente melhoria nas condições de vida sofreram alterações no início do ano de 2020 com a pandemia do vírus SARS COVID 19 provocando numerosas mortes na população idosa, alterações nos protocolos sanitários vigentes e mudança de costumes, além de readequação dos hábitos da sociedade adulta madura e idosa.


Estas pessoas que já possuíam estilos de vida mais saudáveis de modo presencial, e agora, devido às medidas restritivas adotadas, tiveram que se remodelar e surgiram novas rotinas, a maioria de forma online. Nessa esteira de acontecimentos três profissionais da área da longevidade, duas Profissionais de Educação Física e uma Fisioterapeuta, decidiram empreender de maneira online numa plataforma destinada ao público envelhescente, chamada “Atividades 50+”; Objetivo principal é a de conexão de saberes, por meio de atividades biopsicossociais, integrando o partícipe e ao mesmo tempo sendo propositivo nas atividades que significam algo para esta parcela em todos os âmbitos, tais como a atividade física, saúde, arte, cultura, lazer, conhecimentos teóricos, espiritualidade, cognitivos e o que mais lhe aprouver.


Afinal esta parcela será maioria em bem pouco espaço de tempo e as sociedades já precisam começar a promover ações que façam sentido e que mantenham o princípio da longevidade saudável e a humanidade que há em todos nós.


Contato: atividades50mais@gmail.com

17 visualizações0 comentário